Chegando lá...

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Onde tudo começou...

Oi.Sou Elizabeth Cristina,tenho 21 anos e atualmente peso 77kg em um corpo de 1,58.
15 quilos a menos desde julho de 2009.

Na minha infância eu era a verdadeira magrela e matusquela rs.Não gostava mesmo de comer.Enrolava,enrolava e nada.Era magrinha,magrinha.
Minha mãe,coitada,penava.Inventava de tudo.O esforço dela em inventar sempre algo diferente pra que eu tivesse apetite,fez com que eu criasse bons hábitos que mantenho até hoje,mesmo antes de começar minha dieta.Como sempre nos horários e não saio besliscando bobagens por aí,ainda mais antes das principais refeições.

Mesmo assim,era demais.Em uma familia em que todo mundo era fortinho,só eu era o palito rs.Sem contar que era fraca,pq não me alimentava direito.Comia muito pouco mesmo.

Emulsão de Scott...Biotônico...pratos e pratos de caldo de feijão.Minha mãe me jogava tudo isso goela abaixo (odeio caldo de feijão até hoje).

Por isso que hoje,eu sempre digo pra pessoas que me conheceram magrinha,que não tentem engordar a base desses meio artificias,por que depois o impacto de engordar subitamente é imenso.Foi o que aconteceu comigo.

Até os 8 anos eu fui de uma magrelinha pequena a uma batatinha.Foi tudo muito rápido.
E aí,sabe como é essa fase...crianças,escola...começaram a vir os apelidos..."baleia","saco de areia"..rsrs.Hoje em dia eu acho tudo isso ainda mais engraçado.Não vou negar que tudo isso me irritiva muito as vezes.Mas as pessoas me achavam fofa e gostavam de mim.Pelo menos as que me importavam.Então,eu não posso dizer que tenho grandes traumas dessa fase.Acho até normal.

Mas aí,foi chegando a adolêscencia...e eu já estava muito gordinha quando meu corpo começou a mudar e parecer mais "rechonchudo".Aos 14 anos eu já pesava 75kgs!!!Pelo menos,foi nessa fase que as curvas se definiram.Sim,pq antes eu parecia um círculo,e agora eu era uma sucessão de círculos rs.

Encanar por estar gorda,claro que eu encanei.Adolescente já é inseguro por natureza,agora se imagine sendo uma garota acima do peso!
Mas eu sempre procurei ter personalidade,mostrar que eu não era só um "corpinho" rs.
Que eu tinha conteúdo e era capaz de cativar as pessoas com meu jeito de ser.
E as pessoas sempre me acharam bonita,mesmo gordinha.

Quando eu cheguei no ensino médio,por volta dos 15,16 anos e conheci garotas ainda bem mais acima do peso que eu e com uma aparencia não muito legal,então a coisa ficou ainda mais interessante.No colégio todos me achavam linda (vê se pode!),e todo mundo se dava super bem comigo.Eu era muito popular.Eu gosto de reforçar essa parte por que as pessoas acham que as gordinhas devem ser recalcadas,tímidas e que ninguém deve gostar delas.Enfim...coisas medíocres da nossa sociedade preconceituosa.

Nos últimos anos,a coisa foi meio que fugindo ainda mais do meu controle.Veio a morte do meu pai e outros problemas pessoais que me jogaram lentamente ao auge dos meus 92kgs.Sem perceber,o que já era absurdo eu usar um nº46 aos 14 anos,eu já estava no numero 50!.

Não tenho vergonha de dizer isso sabe.Ainda tenho alguns grilos qndo me perguntam o meu peso...eu me sinto meio desconfortável qndo perguntam meu peso,até pq acho uma pergunta pra lá de ante ética rs,mas eu quero que o meu caso sirva de exemplo e força pra quem está assim como eu,na luta por ter um peso saudável.

Então fui a luta.Procurei um nutricionista que me incentivou e me orientou.E eu levo a sério mesmo.Sair do sedentarismo,deixar de comer as quantias que comia antes...Senti vontade de desistir,quase pirei...mas não desisti e nem vou.Eu preciso dessa mudança na minha vida,é importante pra mim e EU QUERO MUITO ISSO.

Então,o conselho que eu dou pra quem sabe que está precisando perder alguns quilos e ainda está faltando aquele empurrão final pra ir a luta é que,primeiro de tudo,não adianta seu pai,sua mãe,seu namorado,sua amiga dizer que vc precisa emagrecer.Esse conselho vale pra vc gordinha,ou pra vc que tem alguem na familia que está acima do peso.Não xingue,não apelide,não critique a pessoa achando que vai ajuda-la.Emagrecer ou qualquer outra mudança que vc quiser que ocorra em sua vida tem que vir de dentro.A pessoa tem que querer por ela e para ela.Então,nada do que vc disser ou que lhe disserem vai te fazer tomar uma atitude.Muitas vezes,ser criticado pode fazer com que a pessoa se sinta ainda mais deprimida e recorra a comida como consolo.

Segundo,se vc decidiu que vai tomar uma atitude pra emagrecer,não espere chegar segunda-feira,ou ano que vem,ou não espere pra fazer aquela despedida e comer tudo que aparecer pela frente,pensando:"Amanhã começo uma dieta".
Quando bate a vontade de vc mudar,e vc sabe que precisa e que é urgente,vc não vai esperar um dia D.Pode ser quarta,sábado,feriado,dia santo...o que for.Vc tem que estar ciente da sua necessidade,das suas fraquezas e do seus erros tbm.Isso é muito importante.

Terceiro,procure um especialista,faça exames.Saiba se seu organismo está saudável.Nada de sair copiando dieta da internet por aí.Cada pessoa requer um cuidado específico.

Então gente,é isso.Aqui começa a minha história.Aos poucos vamos escrevendo os capitulos dessa trama que com certeza terá um desfecho de sucesso!

Bjs.

















(eu,aos 15 anos)


Críticas,duvidas e sugestões:
betynhacristal@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário